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Toda instituição de ensino é um organismo vivo que gera inúmeras informações diariamente. Saber coletar, armazenar e filtrar esses dados pode contribuir até mesmo para melhorar os resultados da educação.

Em entrevista exclusiva ao Escolas Exponenciais, Willian Henrique de Brito, assessor pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, afirma que todo tipo de dado pode ser transformado em informação útil e agregar valor às ações pedagógicas da escola, como até mesmo identificar o perfil de professor que mais pode contribuir para alcançar os objetivos da instituição de ensino.

Vale lembrar que as escolas que se inscreveram para participar da “Certificação Escolas Exponenciais”, tem até o dia 30 de junho para coletar as informações. Trata-se de uma pesquisa gratuita, que identifica quais são as instituições de ensino privado do país que mais satisfazem seus clientes. 

Confira agora a entrevista e saiba como é possível impulsionar os resultados da educação.

 

Escolas Exponenciais:   Primeiramente, como o uso de dados pode ajudar a melhorar os resultados da educação?

 

Willian Henrique: A interação contínua entre as pessoas que compõem a comunidade escolar e destas com diferentes artefatos teológicos gera um expressivo volume de dados que, se utilizados de maneira ética e socialmente responsável, podem contribuir significativamente para o avanço da educação.

Por exemplo, os dados gerados no ambiente escolar (físico e/ou digital) podem apoiar os gestores no combate à evasão escolar, já que é possível utilizar modelos de machine learning para identificar fatores que levam os estudantes a deixar de frequentar as aulas a tempo de atuar e reverter o problema.

Um outro exemplo é a possibilidade de identificar o perfil de professor que mais pode contribuir para alcançar os objetivos da instituição, aumentando a probabilidade de engajamento desses profissionais e a redução na rotatividade dos colaboradores. Ou, ainda, tomar uma decisão mais informada sobre onde e como serão aplicados os recursos financeiros.

EX:      Que tipo de dados são importantes para contribuir com o processo de ensino a aprendizagem?

Willian Henrique: Todo tipo de dado pode ser transformado em informação útil e agregar valor às ações pedagógicas da escola, desde que sejam dados confiáveis, consistentes e recebam o devido tratamento.

Mas, pensando especificamente na aprendizagem dos estudantes, podemos pensar em dados como o tipo de recurso didático que eles costumam acessar mais, quanto tempo permanecem logados nas plataformas de aprendizagem, como interagem com os colegas, que tipo de conteúdo engaja mais e, além disso, feedbacks sobre desempenho escolar.

Com essas informações, é possível planejar experiências de aprendizagem mais personalizadas e eficazes, respeitando os diferentes objetivos, necessidades e interesses dos alunos.

EX:      E quanto ao desempenho dos professores? Como os dados podem contribuir nesse processo?

Willian Henrique: Considerando que o principal objetivo da ação docente é a aprendizagem dos estudantes, podemos dizer que, quanto mais informados os professores estiverem sobre fatores que impactam no processo de ensino e aprendizagem, maiores serão as possibilidades de um planejamento focado nos pontos que realmente contribuirão para uma experiência de aprendizagem engajadora e significativa.

EX:      O que é a Cultura Data-Driven e como ela impacta a educação?

Willian Henrique: Podemos dizer que a Cultura Data Driven está relacionada a um processo que envolve a coleta, organização, tratamento e interpretação de dados variados e consistentes, que serão utilizados para obtenção de insights e para dar suporte à tomada de decisão.

Construir essa cultura dentro das nossas escolas pode trazer um ganho expressivo, já que elas serão capazes de tomar decisões mais informadas e assertivas, seja em aspectos de gestão escolar ou da atuação pedagógica.