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Transmita seus valores e tenha bom posicionamento de marca

Em tempos de crise econômica é muito comum que as preocupações de mantenedores de escolas sejam potencializadas. Indiretamente, todos os setores acabam sendo atingidos, inclusive o educacional, pois muitos pais perdem o emprego e as taxas de inadimplência, ou mesmo transferências, podem ser reflexo de tal tendência.

Por isso é comum que a maioria esteja atenta ao cenário à sua volta, com a situação econômica, social e, principalmente, em como o colégio é visto por seus clientes, com foco especial nas famílias.

Seus valores, pontos fortes e diferenciais são transmitidos diariamente? Quais as formas que sua escola se utiliza para comunicá-las?

Toda escola, em sua essência, tem por principal objetivo a educação em sua plenitude, oferecendo a formação acadêmica mais adequada para o público atendido. Contudo, nesse processo, cada instituição possui particularidades, ou seja, algo único que a diferencia de outras do mesmo ramo.

Antes de mais nada, os especialistas orientam que você tenha bem definidos os seus objetivos, ressaltando sempre quais os pontos que colocam seu colégio em evidência. Se sua escola segue linhas específicas de atuação, deixe seu posicionamento transparecer aos alunos, pais, por meio das mais diversas formas, incluindo a postura e métodos utilizados por diretores, coordenadores e professores.

 

Transmita mais, prometa menos

O modo como você se coloca pode reverter positiva ou negativamente. Isso pode garantir a sobrevivência de sua escola, preservando a satisfação do público que você atende e evitando possíveis evasões de alunos ou mesmo os casos de inadimplências.

É fundamental que a mensagem não seja transmitida apenas de maneira verbal, pois dada as medidas cansativas de Marketing, a maioria das pessoas está saturada de promessas e palavras de publicidade pura. Especialistas em comunicação e marketing ressaltam que é preciso comprovar seus diferenciais na prática, no dia a dia, e em cada contato com os pais.

 

 

Storytelling como nova ferramenta de Marketing Digital

Assista ao webinar promovido pela ClassApp com tema: “Storytelling como nova ferramenta de marketing digital: como contar histórias de maneira relevante para atrair e fidelizar alunos?”. O encontro teve como convidado o Estrategista de Comunicação e Consultor, Flávio Azm Rassekh, que tem vasta experiência com cinema e em projetos audiovisuais voltados à Educação.

Neste webinar você terá acesso às técnicas de narrativas aplicáveis à escola, além de orientações sobre como se relacionar com os pais e alunos de maneira criativa. 

 

 

 

No que condiz às medidas para fidelizar seu público, ou mesmo para conquistar novos alunos, o especialista em Comunicação e Marketing Digital, Erick Iucksh Santos, em seu blog Next Ideia, ressalta ser preciso ter imagem bem definida, com mensagem objetiva.

“Os alunos precisam entendê-la e se identificar com ela. Esse é um passo muito importante para conquistar o interesse do aluno”, argumenta o especialista, pontuando ser preciso transmitir pontos fortes, demonstrando que a escola tem qualidade no ensino, bem como nas mais diversas rotinas.

 

Destaque seu potencial e deixe-o transparecer!

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É preciso ter clara a sua essência e, mais que isso, deixar transparecer os diferenciais e pontos que façam sua escola se destacar perante outras. Existem instituições que buscam por metodologias inovadoras de ensino e incluem aulas com propostas modernas entre as disciplinas.

Aulas de robótica, por exemplo, ou mesmo oficinas de nutrição, prática de esportes, como também turmas de estudo de idiomas podem ser diferenciais, mas isso deve ficar claro para os que veem sua instituição.

Há casos de escolas que investem em infraestrutura interna e externa, com o intuito de transformar a permanência dos alunos, ou seja, como aquele período agradável e o mais prazeroso possível. Áreas verdes, com gramados e árvores nas dependências podem saltar os olhos dos que procuram por conforto para os filhos.

Laboratórios com equipamentos de última geração, mobílias e instalações modernas também podem distinguir sua escola e, com certeza, devem ser transmitidos como elementos  para auxiliar na decisão dos pais que buscam matricular os filhos na escola que mais supra às suas demandas.

Se sua escola preza pelo bom relacionamento com os pais e os alunos, isso também precisa seguir à regra acima: deixe claro que este é o diferencial. A proximidade, deste modo, deve viabilizar a transmissão de seus valores, em outras palavras, o cuidado com o relacionamento deve sobressair e o diálogo com os pais deve ser destacado.

 

A mensagem está chegando?

No colégio Be Living, conforme relatou a diretora, Analívia Lacerda, o ponto forte era o relacionamento, mas havia dificuldade em transmitir isso, devido às barreiras na comunicação maciça.

“Mas na hora de mandar uma circular, algum aviso, alguma coisa coletiva, o nosso sistema era muito atrasado. Muitos pais não recebiam, a gente perdia muitas vezes o timing dessa comunicação”, destacou a diretora.

Para que a situação não se agrave é muito importante que sejam desenvolvidos planos de ação, de maneira minuciosa e estratégica, com o intuito de identificar os pontos que podem ser melhorados e as formas mais de adequadas de colocar em prática suas soluções.

 

Fortaleça a imagem de sua escola

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Aquele conhecido provérbio chinês de Confúcio, que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”, se aplica no momento de colocar-se diante dos outros. Para transmitir seus valores, as fotos são importantes aliadas nesse processo, pois traduzem o que você levaria tempo para apresentar.

Nos casos acima citados, se as escolas conseguem divulgar fotos de seus espaços, instalações, atividades cotidianas, os pais conseguem ter acesso de fato àquilo que você quer transmitir como sendo destaque. Existem formas eficazes de transmitir isso! 

As imagens ficam muito melhor relacionadas às marcas do que textos, discursos e frases. Já imaginou como as grandes empresas conseguem atrair e fidelizar clientes sem ações grandiosas de Marketing?

Imagine seu sucesso ainda maior com seus clientes lembrando de sua escola de maneira simples e eficaz?

O que você tem feito para transmitir os valores e os diferenciais de sua escola? Você percebe dificuldades em comunicá-los aos pais? Que meios você utiliza? Compartilhe conosco sua história e deixe seu relato!

Leia também os outros posts dessa série, onde desbravamos cada um dos desafios na comunicação enfrentados nas escolas:

Post 1: E-mail

Post 2: WhatsApp

Post 3: Facebook

Post 5: ClassApp

 

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