As instituições de ensino mantêm a responsabilidade, junto aos pais, de desenvolver habilidades sociais. Aagenda escolar sempre se mostrou como importante artifício de ligação entre os envolvidos. Ana Simara Fragoso Kilpp propõe essa reflexão em seu mestrado, por meio do Centro Universitário La Salle, tomando como foco de estudo instituições de educação infantil.
“Se antes a escola apenas cuidava de seus alunos, agora ela passava a ser exigida e convocada a se preocupar com atitudes, valores, sentimentos, que também são ensinados”, defende Ana Simara.
A pesquisadora descreve que esses espaços são compartilhados com as famílias e a sociedade em geral, cada qual com sua contribuição.
Dada a importância da presença de mães, pais e responsáveis no dia a dia escolar, sempre foram necessários meios eficazes de diálogo. Por anos a agenda escolar cumpriu com esse papel, mas atualmente ela possui barreiras que dificultam esses processos.
Quais os problemas das agendas escolares atuais?
Os recados e relatórios também sempre foram passados por meio dos encontros presenciais, nas saídas ou mesmo nas reuniões de pais, além das ligações telefônicas. Mas com o surgimento de novos hábitos e realidades, novos perfis de famílias começaram a surgir. Junto a essas demandas surgiram desafios, como dificuldade de conciliar os horários.
Por isso, a agenda escolar passou a ser muito utilizada como meio de comunicação. No entanto, conforme apontou a pesquisa, muitas professoras se queixam que os pais não leem as agendas. Por outro lado, existe a demanda de que as educadoras leiam as agendas e repassem os recados aos responsáveis, tais como secretaria, direção.
Além da morosidade no fluxo dos comunicados e circulares, ainda há os custos com materiais. Quando acontece a perda ou extravio, os responsáveis devem arcar com os valores referentes.
A agenda escolar digital é o único meio de diálogo?
Não pense que o artigo quer abolir a utilização da agenda escolar. De maneira alguma! A função para qual foi criada é muito válida. Ela se configura como meio de registro de informações sobre as rotinas diárias das crianças e das instituições. Mas é preciso que o relacionamento esteja mais próximo e se mantenha saudável.
Conforme o analista em Marketing Digital da ClassApp, Brian Tong, não é difícil que esse objetivo seja alcançado. Para ele, é necessário dedicação e meios eficientes para que isso aconteça, sendo a comunicação a base fundamental para o sucesso.
Saiba como usar a tecnologia a favor da comunicação escolar eficaz
Na criação do aplicativo, Tong conta que os desenvolvedores analisaram os meios de comunicação existentes. Desde a agenda de papel e digital, passando por comunicados impressos ou por meio eletrônico, como em sites, correios eletrônicos e ainda por tecnologia móvel e redes sociais.
Todas elas possuem suas vantagens e desvantagens, conforme analisou Tong. Ele diz que os resultados desses estudos nortearam as ações. “Percebemos que a escola não tinha encontrado um meio de comunicação escolar completo. Que fosse sério, profissional, seguro, privado, rápido, simples e eficiente, ao mesmo tempo”.
Qual o objetivo de uma agenda escolar digital?
Em momento algum a intenção foi de propor que houvesse apenas a transição da agenda física para a digital. “O objetivo central é bem mais profundo, de como podemos melhorar o relacionamento escola-família e alunos“, explica o analista. Para alcançar tal objetivo, o foco não se restringiu apenas a vender aplicativo.
Foi de suma importância que especialistas em relacionamentos fossem inseridos nesse processo e, assim, conduzir o ClassApp como agente diferencial na educação. Tendo em vista que as instituições e as famílias são fundamentais para o processo de desenvolvimento moral, social e ético das crianças, o meio de comunicação deve viabilizar a interlocução entre as partes.
“Pois conseguimos! Em um único aplicativo, a escola consegue centralizar totalmente a sua comunicação com pais e alunos”, exclama o analista. É possível ver a inovação, principalmente no fato de extrair o melhor de cada meio de comunicação e concentrá-los na plataforma.
A escola consegue tornar as famílias mais engajadas e participativas ao responder enquetes, confirmar presença, autorizar passeios ou mesmo saídas. Além disso, conforme o analista, quando são enviadas fotos, vídeos e relatórios, mães e pais se sentem mais inseridos na vida escolar de seus filhos.
Para a assistente de coordenação do Maple Bear Canadian School Jundiaí, Carol Cavallini, a implantação do ClassApp trouxe saldos positivos. Como já havia usado uma agenda escolar digital anteriormente, Carol consegue avaliar as diferenças.
“Como agora enviamos mais fotos, quase diariamente, os pais se sentem muito mais inseridos nas vidas dos filhos”, analisa a assistente.
Além disso, Carol comenta que as funcionalidades são de fácil manuseio, e o aplicativo se mostra simples, fatores que influenciam na aceitação pela equipe interna e pelos pais. A escola consegue ter mais interação por meio das enquetes, ponto muito importante, principalmente por trabalhar com o público infantil.
Qual o impacto de uma agenda escolar digital?
No artigo publicado na Revista Criança, Renata Carraro exprimiu bem a importância de incluir os responsáveis na rotina escolar. Diferentemente do que acontece em alguns casos, não se pode chamá-los apenas para saber sobre o comportamento dos filhos. “Isso não aproxima pais e mães da escola. É preciso atribuir significados a essa participação”, ressalta.
A comunicadora diz ser preciso convidá-los a discutir o projeto pedagógico da escola, por exemplo. Desta forma, valorizam-se os saberes e os estimula a envolvê-los na vida escolar do filho com mais intensidade. No ClassApp, as funcionalidades foram pensadas para que houvesse bilateralidade na comunicação, dando-lhes voz durante o processo.
Descubra quais as vantagens do diálogo direto entre professores e pais
Qual escola não deseja ver mães e pais felizes com os serviços prestados? Muito mais que ter apenas um aplicativo, a intenção é ir além das expectativas! Despertar o interesse com linguagem acolhedora e próxima, por meio de uma ferramenta que remeta ao valor que existe na relação!
Com o ClassApp, o que se espera é que os pais, ao ouvirem algo da escola, não tenha pensamentos como: “Ih! Lá vem bomba!”, ou “Xi, o que meu filho aprontou?!”. “Queremos despertar um sentimento dos pais que, ao ouvir a escola, eles possam sorrir com satisfação. Por saber que o que está por vir, é de total prazer“, finaliza.
A eficácia na comunicação é indicativo de sucesso na escola! Que tal verificar como anda a comunicação em sua instituição? Temos aqui um checklist gratuito que disponibilizamos a você! Clique no botão e baixe agora mesmo o checklist.