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Desde a publicação das Teoria das Inteligências Múltiplas, feita pelo psicólogo educacional Harold Gardner e uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard em 1983, educadores de todo mundo tentam aplicar o conceito na prática para otimizar o aprendizado de seus alunos. 

 

Entenda mais sobre o conceito de múltiplas inteligências e como aplicar na prática

 

Entre as instituições de ensino que estão se arriscando e obtendo bons resultados nesse objetivo está a escola Educandário Anglo, de Santo André (SP). O projeto “Sala de Múltiplas Inteligências” desenvolvido pelo colégio foi um dos vencedores do desafio “Engajamento de Alunos”, realizado pelo Escolas Exponenciais no início de 2019, e apresentado aos participantes do evento ClassUP – Escolas Exponenciais, como uma iniciativa inspiradora para envolver os estudantes nos conteúdos disciplinares.

Segundo o Diretor de Planejamento do colégio, Alessandro Bernardo, a partir da teoria das Inteligências Múltiplas, o Educandário viu a possibilidade de criar espaços baseados em cada uma dos sete tipos de inteligências. Para isso, a instituição criou ambientes dentro das salas de aula onde os conteúdos não estão somente nas lousas ou nas telas, mas também nas paredes, no teto e até no chão. Assim, o aluno faz uma espécie de imersão na disciplina, permitindo que cada inteligência seja ressaltada em sua individualidade. 

O projeto começou com o Fundamental 2 em 2018, mas progressivamente tem tomado conta de toda escola. A ideia é que, até 2020, todas as turmas do Fundamental 1 também estejam 100% em salas de inteligências múltiplas. 

 

Veja como a infraestrutura escolar influência o aprendizado dos alunos

 

A motivação para a criação do Projeto 

“Estamos tentando educar crianças Jetsons em escolas Flintstones”

Esta frase do Dr. Jeffrey Piontec foi a grande motivadora do Educandário Anglo na criação das Salas da Inteligência. Para o diretor, não há mais espaço para escolas cuja estruturas não “conversem” com as novas gerações.

“Temos que estar conscientes de que hoje os colégios competem com todas as outras mídias pela atenção das crianças e adolescentes e, assim, precisam se reinventar e ser um local agradável e de socialização relevante para eles. Além disso, consideramos que Gardner ressalta que temos habilidades diferentes, onde nem sempre uma criança aprende um conteúdo da mesma forma que outra e, assim, um aprendizado mais individualizado tende a ser mais eficiente e assertivo”, avalia.

 

Como funcionam as salas de Múltiplas Inteligências? 

Nas salas de aula de múltiplas inteligências, a inovação já começa na disposição e na organização das carteiras. Os alunos se sentam reunidos em pequenos grupos para que sejam incentivados a sempre trabalharem na companhia de colegas.

Essa dinâmica inovadora na organização do espaço também faz com que o professor circule muito mais pela sala, ampliando a proximidade e o olhar para o ritmo de aprendizado de cada aluno. Todas as salas também dispõem de recursos tecnológicos com objetivo de também auxiliar na aprendizagem. 

 

Sala da Inteligência Lógico-matemática para o desenvolvimento inteligências múltiplasSala Lógico-matemática

Pensada para ajudar os alunos a irem além de apenas decorarem fórmulas, essa sala cria um ambiente onde eles são estimulados a entenderem a matemática de uma maneira mais profunda. Através de atividades práticas e lúdicas, os estudantes aprendem a utilizar a lógica para a resolução de tarefas complexas, indo além de conceitos abstratos e relacionando o aprendizado com o mundo ao seu redor. 

 

Sala de Inteligência Linguística Verbal para o desenvolvimento inteligências múltiplasSalas de Inteligência Linguística Verbal 

O Educandário criou duas salas de inteligência linguística verbal: uma delas para o ensino da língua portuguesa e outra para o ensino de outros idiomas. 

Em ambas, os espaços são decorados de maneira a provocar a imersão dos alunos nas línguas e as cadeiras são dispostas de forma a incentivar a comunicação. Estes fatores, aliados à metodologia empregada pelos professores, favorecem o desenvolvimento da escrita, retórica e a interpretação de textos.

Além disso, existem reflexões e textos espalhados pela sala como forma de fazer os estudantes refletirem e dialogarem sobre as obras dos maiores escritores do mundo em suas línguas nativas.

 

Sala de Inteligência Interpessoal para o desenvolvimento inteligências múltiplasSalas de Inteligência Interpessoal 

Planejada para ser uma incubadora de futuros líderes, aqui os alunos aprendem a liderar equipes e organizar grupos para a realização de tarefas. Os estudantes também são incentivados a refletirem entre as lições do passado, o presente em que vivemos e o que será do futuro. 

Nessa sala, eles aprendem os conteúdos da disciplina de história, recebem orientações sobre empreendedorismo e também participam do programa “O Líder em Mim” – um projeto baseado no consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, que ajuda os alunos a desenvolverem as competências socioemocionais necessárias para se tornarem pessoas independentes e confiantes. 

 

Sala de Inteligência Sonora Musical para o desenvolvimento inteligências múltiplasSalas de Inteligência Sonora Musical 

Muito mais do que uma simples sala para o aprendizado de música, o espaço de inteligência sonora musical foi pensado para a prática da expressão corporal por meio do entendimento dos sons, auxiliando no comportamento, no controle das emoções e na criatividade. 

 

Sala de Inteligência Espacial Visual Sala de Inteligência Espacial Visual 

As disciplinas de Geografia, Desenho Geométrico e Artes podem se tornar muito mais interessantes quando apresentadas na Sala de Inteligência Espacial Visual. Aqui os alunos têm a possibilidade de visualizar conteúdos que desenvolvam sua inteligência espacial, unindo o concreto e o abstrato de uma maneira que seria impossível em uma sala de aula comum. 

Isso porque, nestes espaços os estudantes não apenas leem e ouvem sobre os assuntos de cada disciplina, mas também têm acesso a desenhos, pinturas, filmes e outros materiais audiovisuais relacionados aos temas. Assim, as aulas tendem a se tornarem mais divertidas, atraentes e se fixarem de forma mais eficaz na memória dos alunos. 

 

Sala de Inteligência Corporal Motora Sala de Inteligência Corporal Motora 

Neste espaço, a inteligência corporal motora é estimulada através das aulas de Artes Marciais, Dança e Educação Física Fina. 

Embora o ambiente em si não se diferencie muito de outros espaços criados para a prática de esportes, a dica mais importante é preparar os professores para não focarem apenas nas habilidades esportivas dos alunos, mas sim utilizarem o esporte para cultivar valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe.

 

Sala de Inteligência Científica para o desenvolvimento inteligências múltiplasSala de Inteligência Científica

No Educandário, 100% das aulas de Ciências, Física, Química e Biologia são realizadas em laboratórios. Nesses ambientes, os alunos têm à sua disposição os recursos necessários para assimilarem com mais facilidade conteúdos que precisam de mais prática do que teoria para serem compreendidos. 

 A ideia principal aqui é fazer as fórmulas abstratas ganharem vida, dando aos alunos aulas práticas onde eles podem se sentir como verdadeiros cientistas, testando, errando e acertando para trilharem seus próprios caminhos e descobertas.

 

Sala de Estudos e Pesquisa Sala de Estudos e Pesquisa 

A sala de estudos e pesquisas do Educandário é uma espécie de biblioteca moderna, pensada para que as crianças desenvolvam seu gosto pelos livros, pelas histórias e voltem a ter o hábito da leitura.

Já para os professores, uma das vantagens das salas de múltiplas inteligência está em ter seu espaço fixo, sem precisar ficar movimentando todo o seu material a cada aula. Tudo o que é usado nas aulas de matemática, por exemplo, ficam acondicionados em armários na própria Sala de Inteligência Lógico Matemática, facilitando assim sua aplicação. Além disso, por estarem circulando de forma mais fluida na sala, os docentes conseguem detectar mais rapidamente quando há dificuldades de aprendizado.

 

Os resultados da implantação das Teorias de Inteligências Múltiplas

De acordo com Alessandro Bernardo, por enquanto, o resultado mais efetivo do projeto se configurou no que tange à sociabilização das crianças. Por trabalharem sempre em mesas coletivas, “rodiziando” o lugar com os demais colegas, o diretor avalia que cria-se uma maior sinergia entre eles, dispersando as chamadas “panelinhas”.

Outro aspecto importante ressaltado pelo diretor é no que diz respeito a um aumento no senso de organização e de autonomia das crianças. Tendo em vista que precisam trocar de sala a cada disciplina, os alunos acabam cuidando muito mais do seu material e prestando muito mais atenção aos horários, se comparado ao sistema tradicional. 

Também foram observados ganhos na parte pedagógica e cognitiva das crianças, em virtude da facilidade de troca de experiências entre os alunos, da maior circulação dos professores e dos recursos tecnológicos visuais das salas. 

 

A reação dos pais 

Uma vez que a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas provocaria mudanças radicais na vida escolar dos alunos do Educandário, antes mesmo do início do projeto, em junho de 2017, os pais foram chamados pela direção para que soubessem detalhes do projeto e quais seriam os benefícios que esta mudança traria para a aprendizagem.

Mesmo receosos, os pais aderiram à ideia da escola que, com o passar do tempo, começa a colher os bons frutos. Segundo a direção, não há nenhum relato de pais que não tenham gostado do novo formato.

 

“Todos entenderam que realmente a educação necessita mudar, que os filhos não podem mais receber educação como há 300 anos atrás, e que a solução não é apenas colocar um tablet na mão dos filhos”, diz Bernardo. 

 

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Um modelo a ser seguido

O sucesso do modelo empregado pelo Educandário pode servir como inspiração para que outras escolas também apliquem a Teoria das Inteligências Múltiplas na prática. 

Mas, por onde começar?

As Salas da Inteligência são um passo fundamental para a aplicação da Teoria das Inteligências Múltiplas, mas sem professores preparados para aplicar a teoria na prática, essas salas têm apenas valor decorativo. 

Ou seja, segundo Bernardo, a grande mudança proposta pela teoria de Gardner não está no local onde se ensina, mas na forma como se ensina. Por isso, os professores são os grandes protagonistas dessa mudança. “Assim, nosso maior investimento foi em treinamentos para nossa equipe, ressaltando que o aluno de hoje aprende de modo diferente, é muito mais visual e necessita de mais individualização na aprendizagem”, conta. 

Convenções internas, treinamentos específicos e grupos de trabalho para cada inteligência, palestras, vídeos e workshops foram oferecidos aos professores do Educandário para que pudessem estar preparados para atuarem e garantirem o sucesso do novo formato proposto pela escola.

E na sua escola? Será que os professores estão preparados para essa mudança? Veja qual o papel do professor diante das novas tecnologias no processo educativo e como os gestores podem ajudá-los