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Alunos de 7 anos, que estão no 2º ano do ensino fundamental, têm a partir de agora no País que saber escrever bilhetes e convites e ler textos simples, tirinhas e histórias em quadrinhos.

Os parâmetros foram divulgados recentemente pelo MEC (Ministério da Educação) para classificar uma criança de 7 anos como alfabetizada. As últimas avaliações do Saeb (Sistema Nacional da Avaliação Básica) não delimitavam exatamente o que era um estudante alfabetizado. 

Agora, o MEC determinou que serão consideradas alfabetizadas as crianças do 2º ano do ensino fundamental que atinjam 743 pontos nos testes do Saeb (divididos em oito níveis, sendo 1.000 pontos a maior nota). 

Seguindo a nova medida, 56,4% dos estudantes do 2º ano não estavam alfabetizados no Brasil em 2021. Antes da pandemia, em 2019, o índice era de 40%. 

“Ainda estamos com reflexo da pandemia, de todos os problemas educacionais que o Brasil vive ao longo dos anos de fracassos sucessivos. Portanto, vejo como saudável que o ministro [Camilo Santana] logo no início de governo defina o que é uma criança alfabetizada e com que idade. Daqui quatro anos vamos comparar com o cenário de hoje”, afirma Jair dos Santos Junior, professor e consultor educacional. 

Para ele, o ponto relevante desse anúncio feito pelo MEC é o fato de ser ter a partir de agora clareza sobre qual é a meta a ser alcançada com uma criança de 7 anos. “Com toda essa discussão, sabemos agora o que é considerada uma criança alfabetizada e a idade e a partir daí o Ministério da Educação fará a gestão de indicadores e políticas públicas”, comenta.

 

Professor considera direcionamento importante, mas aponta desafio

Os parâmetros de uma criança alfabetizada foram definidos pela pesquisa Alfabetiza Brasil, conduzida pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais). 

Nos últimos meses, 251 professoras de 206 cidades do País, de todos os Estados e do Distrito Federal, analisaram questões da prova do Saeb para identificar se as crianças alfabetizadas conseguiriam respondê-las.

“A alfabetização é, sem dúvidas, um dos processos mais complexos no processo de escolarização, e sua relevância se estende por toda uma vida. Desta forma, os olhares e preocupações se voltam de forma proporcional”, afirma José Pedro Lino, professor universitário, palestrante e mestre e doutorando em Educação.

Para o educador, essa discussão envolvendo os novos parâmetros da alfabetização é complexa. De acordo com ele, inicialmente, a alfabetização deveria acontecer no máximo até os 8 anos de idade. 

Após a homologação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), este prazo se encurta até o final do 2º ano, porém, com alguns indicativos importantes, e que, requerem a compreensão do que é estar alfabetizado.  A BNCC aponta que o processo de alfabetização continua no 3º ano com foco na ortografização.

“O direcionamento do MEC é importante, do ponto de vista de definir o que se espera para uma criança ao final do 2º ano, porém, no chão da escola, é um desafio o processo de alfabetização. Fica cada momento mais distante o sucesso escolar, enquanto o professor estiver deslizando sobre falas dissonantes a respeito do que se espera de sua atuação”, opina. 

Segundo Lino, os alfabetizadores têm enfrentado nas últimas décadas mudanças estruturais, e nessa esteira, há falta de uma continuidade das políticas públicas e formação continuada, imprescindíveis ao direcionamento.

 

Alfabetização e o papel da família

Para o educador José Pedro Lino, o envolvimento da família é muito importante para o sucesso da alfabetização. “É preciso que pais e responsáveis acompanhem o desempenho escolar da criança, incentivando-a a ler e a escrever e ajudando-a em casa”, afirma.

De acordo com o professor, a alfabetização é a base para uma educação de qualidade e deve ser encarada como um processo contínuo, a fim de que as crianças tenham condições de ler, compreender e interpretar o mundo à sua volta. “A importância da alfabetização de qualidade para o pleno desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

 

O que uma criança de 7 anos precisa saber para estar alfabetizada:

– Relacionar sons e letras na Língua Portuguesa

– Ler mais que palavras isoladas e frases

– Ler textos simples de literatura usados nas escolas

– Escrever convites, bilhetes, mesmo com desvios da norma ortográfica

– Entender tirinhas e histórias em quadrinhos

 

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Fonte: MEC (Ministério da Educação)