Campanha de matrícula com imagens de professores faz sucesso em MG
Planejar a campanha de matrícula é um dos principais desafios do segundo semestre. Afinal, o sucesso da ação pode impactar diretamente na saúde financeira da instituição de ensino. Mas, para alguns gestores, também é uma oportunidade para inovar e fazer a escola se destacar ainda mais.
E é exatamente isso que aconteceu no Colégio Atenas, localizado em Paracatu, em Minas Gerais. Na campanha de matrícula deste ano, a instituição resolveu promover uma valorização dos professores, utilizando fotos dos educadores nas peças publicitárias, como em outdoors espalhados pela cidade.
Além de impactar positivamente os colaboradores, os resultados já começaram a aparecer. De acordo com Thúlio Nery, professor e coordenador administrativo, o colégio já conta com o dobro do número de famílias interessadas, comparando com o mesmo período do ano passado.
Para entender mais sobre essa iniciativa, o Escolas Exponenciais conversou com o profissional, que contou em detalhes como surgiu a ideia e como isso tem impulsionado ainda mais o crescimento da escola.
Escolas Exponenciais: A partir do lançamento da campanha, quanto vocês aumentaram a porcentagem de matrículas deste ano comparado com o ano passado?
Thúlio Nery: Vou apresentar três indicadores para compreendermos o que está acontecendo em números.
O primeiro é a questão dos leads. Em 19 de outubro deste ano, atingimos o dobro do número de leads que tínhamos nessa época do ano passado. No ano passado, neste mesmo período de matrículas tivemos bastante procura e alcançamos 125 leads. Neste ano, nós já dobramos e somamos 250 leads.
Também já temos o dobro de rematriculados comparando com a melhor época do colégio, que foi de 2019 para 2020.
O terceiro indicador é sobre as novas matrículas. Referente ao melhor ano do período de matrículas, hoje temos três vezes mais o número de novas matrículas. É um ano de muito trabalho, temos muita atenção e foco em cada atendimento, em cada experiência.
EX: Você pode contar um pouco mais sobre como foi realizada a campanha de matrícula em 2022?
Thúlio Nery: Temos equipes de marketing, do comercial e de eventos que são próprias do colégio. Então, nós realmente vivenciamos o que acontece no colégio.
Há alguns anos nossas campanhas estão sendo marcantes e todo ano que lançamos uma campanha de matrícula e já pré-definimos a do ano seguinte.
No ano passado, nós lembramos de uma conversa que tivemos com uma professora e, na ocasião, ela falou muito no nosso colégio proporcionar vivências de experiências positivas e que inspiram os alunos. Então, lembramos da fala dela e usamos três palavras para a campanha deste ano: Inspirar, Vivenciar e Transformar.
Somado a isso, tivemos a intuição para valorizar genuinamente todos os professores, que são eles que constroem tudo o que acontece em nosso colégio.
Dessa forma, trabalhamos as imagens de todos os professores em outdoor de quatro formas diferentes.
Primeiro, usamos as palavras inspirar, vivenciar e transformar com uma foto de todos os professores juntos. Depois, temos três recortes diferentes: com a frase “Inspirar para o bem”, usando determinado número de professores; “Vivenciar experiências positivas” com um outro grupo de educadores; e uma terceira peça com a frase “Transformar o mundo”, com outros docentes.
EX: E como surgiu a ideia de mostrar os professores na campanha de matrícula? Eles se sentiram valorizados? E o quanto isso ajudou no sucesso da ação?
Thúlio Nery: Nossa equipe que desenvolve a campanha tem uma admiração muito grande pelo professorado do colégio. Então, tudo foi feito com muito carinho e a sete chaves. Tiramos fotos profissionais com todos os professores falando que seria para uma lembrancinha do Dia dos Professores.
Todos os anos, antes de abrir a campanha ao público e após aprovação da diretoria, nós fazemos um treinamento com todos os professores de todos os segmentos e com todos os colaboradores, apresentando a campanha.
Neste ano, fizemos um treinamento sobre as importâncias da vida, de valorizarmos o próximo, do respeito, do amor e de uma educação de qualidade. Explicamos que iríamos fazer uma campanha de matrícula diferente, valorizando quem realmente faz a diferença.
Então, lançamos a campanha mostrando em um telão. Todos os segmentos ficaram muito felizes, foi um momento de muita energia, foi emocionante. E isso ajudou demais no desenvolvimento da campanha.
EX: Para você, qual foi o maior diferencial da estratégia usada por vocês na campanha de matrícula deste ano?
Thúlio Nery: Brincamos aqui que será muito difícil, nos próximos 100 anos, termos uma campanha de matrícula parecida ou próxima a essa, porque realmente conseguimos alcançar e atingir todos os professores, fizemos uma dedicação exclusiva para eles, em forma de agradecimento, de uma valorização que é extremamente necessária.
O fato de utilizarmos profissionais, que são nossos, que são reais e que fazem a diferença, foi fundamental para o sucesso da campanha, colocando todas as outras do nosso colégio no bolso. Tem sido um momento único!
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