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Estudantes do 3º ao 6º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino de São Paulo passaram a contar com apoio personalizado para melhorar a aprendizagem. O projeto, chamado ‘Aprender Juntos’, tem o objetivo de consolidar habilidades essenciais à trajetória escolar, com destaque à escrita, leitura, compreensão e produção de textos, além de letramento matemático. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

A proposta consiste em reagrupar os estudantes, em 4,5 mil escolas que atendem do 3º ao 6º ano, por parte do tempo no turno regular de aulas, conforme as necessidades semelhantes, para apoiá-los em diferentes níveis de aprendizagem. Desta forma, os professores conseguem desenvolver atividades pedagógicas personalizadas e mais assertivas para favorecer a aprendizagem e que promovam maior engajamento estudantil.

Cada instituição de ensino irá propor o modelo de reagrupamento mais adequado à realidade, que considera avaliações realizadas pela própria unidade ou as oferecidas pela Seduc-SP, como a Avaliação da Aprendizagem em Processo. Em 2021, foram 714 mil estudantes matriculados nos quatro anos contemplados pelo projeto.

Uma pesquisa realizada pela Seduc-SP, em parceria com o CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), mostra que os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental foram os mais impactados pela pandemia. Uma comparação entre o estudo realizado em 2021 e a edição de 2019 do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) mostrou, em Língua Portuguesa, queda para níveis de aprendizagem próximos ao da edição de 2007. Em Matemática, o regresso foi similar aos dados obtidos em 2011.

Por sua vez, os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) confirmaram que a pandemia prejudicou a aprendizagem de forma significativa. No 5º ano, por exemplo, o resultado de proficiência em Língua Portuguesa foi semelhante ao de 2012, enquanto o de Matemática foi próximo ao de 2013.

Mais efetividade e plano piloto

O projeto foi inspirado em boas práticas da própria rede e em evidências internacionais sobre as ações mais efetivas para a melhoria da aprendizagem. De acordo com o relatório divulgado pelo Banco Mundial, em 2020, que comparou o impacto na aprendizagem de 150 intervenções em 46 países, indicou que ações focadas no ensino, de acordo com níveis de aprendizagem, estão entre os trabalhos mais efetivos.

A iniciativa começou a ser implementada, ainda como projeto-piloto, no 4º bimestre de 2021, em 26 escolas, de 5 Diretorias de Ensino (DEs) e quatro Secretarias Municipais – Batatais, Mairiporã, Francisco Morato e Pindamonhangaba. Mais de 7 mil estudantes foram beneficiados.

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação