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O primeiro Ciclo Formativo do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril) foi realizado na última quarta-feira (19), em Brasília (DF). O encontro reuniu 12 instituições de educação superior que apresentaram relatórios de iniciativas inovadoras e boas práticas para aprimorar a licenciatura, além de propostas para encaminhamentos futuros. Entre as ações sugeridas, ganhou destaque a formação continuada de professores em o todo o País, com os consequentes reflexos para o ambiente de ensino, tanto no ambiente público como no privado.

Maria Stela Reis, coordenadora-geral de Valorização dos Profissionais da Educação, destacou que a formação inicial e continuada oferece perspectiva de crescimento aos professores. “A formação continuada de professores tem que estar atrelada a uma perspectiva de valorização dos profissionais de educação e tem um papel fundamental na eficiência de todo o sistema educacional”, afirmou a responsável pelo setor que integra a Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC). 

Durante o encontro, a secretária de Educação Básica (SEB) da pasta, Kátia Schweickardt, lembrou a importância do diálogo com a sociedade e da escuta de experiências inovadoras das instituições, no intuito de melhorar a qualidade da formação dos professores. “Temos que olhar como podemos melhorar a qualidade, o comprometimento da formação inicial com a sala de aula, sem desvalorizar o conhecimento propedêutico, mas comprometer mais os professores, os formadores, com o fazer cotidiano”, pontuou.

Cursos presenciais têm papel importante na formação continuada de professores

Entre as práticas evidenciadas nas mesas de exposição, destacou-se a importância da retomada e do fortalecimento dos cursos presenciais de licenciaturas, integrados a ambientes virtuais de aprendizagem e programas como o LABCRIE – Laboratórios de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Foram apontadas também ações articuladas com programas de pós-graduação e parcerias consolidadas com redes de ensino da educação básica. Quanto ao currículo, ressaltou-se experiências de flexibilização, especialmente em interface com programas de extensão e perspectivas de interdisciplinaridade nas licenciaturas. Observou-se, ainda, a ampliação da formação de professores indígenas.

Participam do Programa 12 universidades, sendo 4 Federais, 3 Estaduais e 5 privadas: Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Católica de Santos (UniSantos), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade La Salle (Unilasalle).

Programa quer atender necessidades da educação básica

O Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (Pril) foi instituído pela Portaria nº 412 de 17 de junho de 2021. O objetivo do Programa é induzir a oferta de cursos de licenciaturas e de formação continuada inovadoras, a fim de atender às necessidades e à organização da atual política curricular da educação básica e da formação continuada de professores e diretores escolares para atuarem nessa etapa de ensino. 

O Pril tem sido realizado em regime de colaboração, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e das instituições de ensino superior federais, que firmaram parcerias com as instituições de ensino superior estaduais e as instituições de ensino superior privadas sem fins lucrativos. A participação das instituições de ensino superior no Programa ocorreu por intermédio de adesão ao acordo com seleção, por meio de edital da SEB, e tem ajudado na proposta de formação continuada de professores.

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