Em São Paulo, mais de 1,8 milhão de estudantes dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental das redes estadual e municipal começaram a ter aulas de Projeto de Convivência, um componente curricular que compõe o Programa Inova Educação e também oferece Língua Inglesa e Tecnologia e Inovação.
Neste ano, a novidade é que a proposta passou a promover o desenvolvimento integral de habilidades socioemocionais dentro do ambiente escolar. Todos os estudantes receberam o caderno “Currículo em Ação – Projeto de Convivência”.
Para os educadores da rede estadual também foi disponibilizado o ‘Caderno do Professor’, cujo conteúdo apresenta o currículo estruturado e apoia a inserção das atividades em sala de aula, com destaque para alguns pontos importantes neste processo, como metodologias, sequência didática, habilidades para aprendizagem, entendimento dos sentimentos e emoções e resolução de conflitos.
São aulas semanais, com duração de 45 minutos, em que os alunos são incentivados a refletir sobre diversos valores. E para quem precisa de inspiração para saber o que trabalhar no projeto de convivência, saibam que são muitas as possibilidades, como respeito, solidariedade, tolerância e perseverança, com foco na formação humanística e cultural para mobilizar ou regular as emoções.
Projeto de convivência incentiva a empatia e a gentileza
Para a diretora Nubia Mello, da Escola Estadual Professora Juventina Patrícia Sant’Ana, as aulas do Projeto de Convivência já refletem melhorias no comportamento e na rotina dos jovens estudantes. “Você salva a emoção da criança e a resgata do sofrimento que elas podem estar passando”, analisa.
Nubia acredita que as aulas ajudam no processo de autoconhecimento e aceitação, além de conceitos sobre diversidade, gentileza e empatia.
“Os professores acabam utilizando os conceitos em todas as aulas, em todos os momentos da nossa rotina. Os alunos participam bastante das aulas e temos notado progresso em muitas situações pontuais. Eu mesmo, durante uma capacitação no CMSP (Centro de Mídias São Paulo), revi meu senso de pertencimento. Aprendi a falar ‘minha escola’. Só agora fui compreender. Não porque a escola é minha, mas porque eu sou da escola”, conta.
Mas, afinal, o que é um projeto de convivência? Trata-se de uma atividade pedagógica que busca impulsionar um desenvolvimento integral dos alunos, incentivando um bom relacionamento entre eles.
A partir dessa iniciativa, os estudantes aprendem a se relacionar de maneira respeitosa com seus pares, professores e demais colaboradores da instituição.
E sabe qual a importância do projeto de convivência? Em sala de aula, os alunos são incentivados a observarem e debaterem sobre os desafios vivenciados no ambiente escolar e, depois, a encontrarem soluções para os possíveis conflitos.
Consequentemente, as próprias crianças e os adolescentes podem contribuir com sugestões sobre como trabalhar convivência na escola e ajudar a construir um ambiente educacional cada vez mais acolhedor.
Uma boa estratégia para colocar esse projeto em prática pode ser por meio de rodas de conversa, onde os estudantes podem expor suas opiniões e, também, aprendem a ouvir os argumentos dos colegas. Saiba como colocar em prática na sua escola.