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Durante a pandemia, em 2021, dobrou o número de estudantes do segundo ano do ensino fundamental com níveis baixos na leitura de palavras. Os dados do Saeb 2021, Sistema de Avaliação da Educação Básica, foram divulgados na última sexta-feira (16), pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela avaliação.

De 2019 para 2021, subiu de 15 para 34% o número de crianças no segundo ano, nos três menores níveis de aprendizado em Língua Portuguesa. A coordenadora substituta do Saeb 2021, Clara Alarcão, explica que, no geral, o chamado índice de Proficiência em língua portuguesa dessas crianças caiu 25 pontos, durante a pandemia.

Além disso, no quinto ano fundamental, subiu de trinta para quase 40% o número de alunos que não sabiam o que é um círculo ou quadrado, por exemplo. Os estudantes de todas as etapas e disciplinas avaliadas apresentaram, no geral, queda no desempenho, durante a pandemia, mas se mantiveram próximo da média anterior.

Temendo uma interpretação irreal sobre os impactos na educação durante a pandemia, a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Castro, destaca a importância dos dados referentes a 2021, mas não recomenda a comparação com o Saeb de 2019.

O Saeb é realizado a cada dois anos e serve para ajudar na melhoria de políticas públicas para educação. Na edição do Saeb 2021 participaram mais de 75 mil escolas de todo o país.

 

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Fonte: Rádio Agência Nacional