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Anderson Pereira Santos é professor de musicalização na educação infantil e para ele a música estimula a criança, principalmente em sua fase inicial, até os 5 anos, período em que ocorre um amplo desenvolvimento infantil.

A importância da música no processo educacional

“Nesse processo educacional infantil, a música vai estimular a criança de forma integral. Tem certas áreas do cérebro que outras áreas não alcançam e música vem como objeto de potencializar todas essas habilidades na criança”, afirma Santos.

Até mesmo a linguagem e a alfabetização são beneficiadas a partir da musicalização. “Ao cantar ou a música de roda, despertar a oralidade, que vai ser essencial para futura alfabetização”, explica.

Ainda segundo o professor, manusear um instrumento de percussão de forma lúdica, por exemplo, também auxilia a psicomotricidade da criança, trazendo benefícios até mesmo para aprender a segurar o lápis durante o início da alfabetização.

Desenvolvendo pensamento crítico por meio da música

Para além do gênero musical, a MPB – Música Popular Brasileira se tornou uma frente cultural capaz de promover infinitas reflexões, sejam políticas, religiosas ou sociais. E sua contribuição para a sociedade vai ainda mais além, exercendo até mesmo uma importante função no processo educacional.

“São letras reflexivas, que trazem uma tentativa de colocar para pensar. Diferente de um livro e de uma matéria, que às vezes não consegue chegar até os alunos transmitindo a mensagem principal, através da música é mais fácil. O locutor chega no ouvinte de maneira mais fácil”, afirma Anderson Pereira Santos, professor de musicalização na educação infantil.

E são muitos os legados que grandes nomes, como Gilberto Gil e Caetano Veloso, deixaram para a Educação. “Com músicas estruturadas, tanto pela questão harmônica, melódica e de letra, as canções feitas por Gil e Caetano, principalmente na época da ditadura, questionavam o cenário do Brasil, o que pode ser explorado dentro da escola, colocando essas músicas como atividade”, sugere o educador.

Como utilizar a música no processo educacional?

Para Anderson Pereira Santos, professor de musicalização na educação infantil, o ponto de partida é trabalhar a música com as crianças de maneira lúdica. “Brincar com a música de forma consciente para o professor. É pela brincadeira que a criança aprende. Brincar é o mundo dela e é como ela vai tornando significante o processo de aprendizagem”, finaliza.

 

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