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Com uma extensa lista de benefícios, a importância da música na educação infantil é um assunto que precisa estar na pauta dos diretores escolares e equipe pedagógica. Por meio das canções é possível estimular a memória, a criatividade, a coordenação motora, a linguagem, promover a autodisciplina e despertar a consciência rítmica e estética. 

 “Um leque de estímulos acadêmicos, sociais e afetivos”, é assim que a educadora musical e psicopedagoga Milena Andrade da Silva define a importância das melodias para o desenvolvimento de uma criança.

“A música não é a única ferramenta importante para o desenvolvimento infantil, mas ela tem o diferencial de conseguir atingir uma parte significativa nos dois hemisférios do cérebro criando mais conexão entre eles. A música está inteiramente relacionada ao desenvolvimento do ser, sobretudo durante a infância, que é a fase de maior desenvolvimento físico e intelectual”, ressalta Milena.

 

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Outro ponto destacado por Milena, da importância da música na educação infantil, está relacionado com os benefícios para o desenvolvimento cognitivo, que contribui até mesmo para o desempenho escolar.

“Estas habilidades se dão por meio dos parâmetros musicais que sãos ensinados durante as aulas, principalmente na prática da música, repetição, criação e improvisação”, explica.

A professora de musicalização infantil Mayara Paraiso destaca ainda aprendizado musical possibilita uma nova linguagem de expressão artística, que utiliza o intelecto, a emoção e a socialização, além dos principais sentidos do ser humano: a audição e o tato.

“A música é uma ferramenta poderosa para potencializar o desenvolvimento da psicomotricidade, da cognição, da linguagem e da alfabetização. Além de desenvolver toda parte técnico musical como ritmo, afinação, percepção dentre outros conteúdos, ela também auxilia na concentração, na coordenação motora, no raciocínio lógico e na memória”, acrescenta.

Como fazer atividade com música na educação infantil?    

Para Milena, a música pode ser inserida dentro da sala de aula de diversas maneiras. Ela afirma que a mais utilizada pelos professores é apenas como forma complementar a aula, deixando-a mais lúdica e divertida.

“Porém, quando a intenção é utilizar em sua completude de benefícios e estímulos, o profissional precisa desenvolver algumas competências musicais básicas e compreender de maneira sistematizada os benefícios das atividades musicais”, sugere Milena.

Já para Mayara, há duas possibilidades de levar a música para a sala de aula: como uma matéria, inserida no currículo pedagógico, ou utilizá-la nos mais diversos momentos vivenciados no ambiente escolar.

Caso a escola opte por inseri-la como matéria, a professora explica que a aula de música passa a ter um currículo programático técnico gradativo, respeitando a faixa etária e as necessidades de desenvolvimento dos alunos.

“As aulas de música e/ou a musicalização infantil tem como principal objetivo o aprendizado dos conteúdos musicais, como desenvolver a afinação, a consciência corporal através dos sons realizados com a boca e com o corpo, o ritmo, dentre muitos outros pontos”, ressalta.

Já a segunda forma de levar a música para dentro da sala de aula sugerida por Mayara é utilizá-la para demarcar as atividades que serão realizadas, como no momento do lanche, na hora de guardar o material, no caminho entre a sala e o parquinho até no momento do soninho. “Dessa forma, a música é utilizada como um meio para estabelecer rotina e auxiliar na comunicação entre pais, professores e as crianças”, reforça.

Professoras compartilham sugestões de atividades lúdicas musicais

Milena sugere para a realização de atividades lúdicas com música para educação infantil canções em que as crianças possam cantar e tocar percussão ou se movimentar com o ritmo das palavras cantadas. Essa proposta auxilia na compreensão da separação em sílabas.

“Criação de músicas, feitas com a criança e não prontas, com o conteúdo estudado, para a memorização. Momentos de escuta musical ativa em que a criança precisa encontrar elementos específicos dentro da música, sejam eles em músicas cantadas ou apenas instrumental, estimulando na concentração e atenção e auxiliando com que elas se adaptem a ouvir com atenção o que lhe é ofertado, especialmente o conteúdo ensinado pelo professor durante a aula, que inúmeras vezes a criança está ouvindo, mas não escutando com atenção”, sugere.

A professora de música Mayara Paraiso lembra que, além de ter um objetivo pedagógico ao realizar as atividades musicais na educação infantil, é preciso também respeitar a faixa etária de acordo com o conteúdo aplicado. Entre as propostas, a professora indica as cantigas de roda com o repertório do folclore brasileiro; parlendas que estimulam a rima e o ritmo e cantigas populares.

“Canções autorais de educadores musicais como ‘Voa joaninha’, da doutora Elvira Drumond, para identificar as partes do corpo e a canção  ‘A E I O U’, do Grupo Triii, para desenvolver os sons das vogais e a construção de palavras”, recomenda. Para um momento de relaxamento, Mayara aposta na utilização de música clássica. “Como ‘Pás de Deux’, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, pode ser utilizada para desenvolver uma escuta ativa, ter um momento atento à respiração e de soltar a imaginação”, completa.

6 Sugestões de atividades com música na educação infantil

  1. Criar músicas em conjunto com as crianças
  2. Escuta musical ativa em que a criança precisa encontrar elementos específicos dentro da música
  3. Cantigas de roda com o repertório do folclore brasileiro
  4. Canção Voa joaninha, da doutora Elvira Drumond, para identificar as partes do corpo
  5. Canção  A E I O U, do Grupo Triii, para desenvolver os sons das vogais e a construção de palavras
  6. Melodia Pás de Deux, de Piotr Ilitch Tchaikovsky para desenvolver uma escuta ativa

A música deve acompanhar o dia a dia da criança, mesmo fora do ambiente escolar

Agora sabemos a importância da música na educação infantil e pensando em contribuir ainda mais para o desenvolvimento das crianças a escola pode incentivar que esse hábito, musical, passe a fazer parte da vida pessoal dos alunos.

“A escola pode promover eventos musicais, culturais, oficinas de música para os pais e familiares durante o ano letivo na escola, além de incentivar e divulgar shows e concertos de boa qualidade em seus informativos”, orienta Mayara.

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