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Monitoramento, coleta e uso de dados passaram a fazer parte da rotina das empresas como uma ferramenta para impulsionar as tomadas de decisões. E, se todas essas informações afetam o mundo corporativo, o setor educacional não fica de fora. Afinal, além de contribuir com a rotina da gestão escolar, a utilização desses dados pode até mesmo melhorar o desempenho de professores e estudantes.

Por isso, é preciso ter em mente que a escola é um organismo vivo que gera diversos números de informações diariamente, que vão muito além de ter na planilha o nome completo, endereço, telefone e dados socioeconômicos dos alunos e das famílias.

As instituições de ensino produzem uma infinidade de elementos que, quando devidamente coletados, armazenados e filtrados, o uso de dados contribui desde a tomada de decisão do diretor até no desempenho do professor da sala de aula.

“Quase todas as atividades de uma escola geram dados. E eles podem ser usados para ajudar a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz ou contribuir para uma melhor gestão do espaço escolar”, afirma o assessor pedagógico do Sistema Positivo de Ensino, Willian Henrique de Brito.

 

Uso de dados e a Cultura Data-Driven

Durante um painel realizado na Bett Brasil 2022, maior evento de inovação e educação da América Latina, o assessor pedagógico Willian Henrique de Brito explicou sobre a implementação da Cultura Data-Driven nas escolas brasileiras.

De acordo com Brito, todas as informações produzidas ao longo da vida escolar podem ser usadas para impulsionar a educação dos estudantes e personalizar soluções. Um dos principais exemplos citados por ele é a avaliação. “A avaliação, por si só, é uma tentativa de coletar evidências para inferir quanto os alunos estão aprendendo ou em que pontos do conteúdo estão tendo dificuldades”, explica.

Por isso, trabalhar de forma organizada com o uso de dados gerados pelas avaliações pode ser uma maneira de direcionar melhor o trabalho dos professores.

“Fazer isso manualmente é difícil e há limitações para enxergar as correlações entre os dados. Quando aplicamos ferramentas adequadas para isso, entretanto, é possível entender que ações são necessárias para garantir um aprendizado mais eficiente”, afirma.

Assim, ao invés de ter somente a nota final de cada estudante, a instituição consegue ter acesso a uma análise mais completa. “Podemos descobrir, por exemplo, qual o percentual de alunos que acertaram ou erraram determinada questão. Ou a que tipo de questões os alunos estão com dificuldades para responder. Enfim, saio do boletim como único meio de analisar o ensino e passo a utilizar ferramentas tecnológicas para ter um cenário amplo”, propõe Brito.

 

Pesquisa gratuita auxilia escolas na coleta dos dados

Você sabia que há no Brasil uma pesquisa gratuita que identifica quais são as escolas de ensino privado do País que mais satisfazem seus clientes?

Por meio de formulários com perguntas voltadas aos responsáveis, docentes e gestores, a “Certificação Escolas Exponenciais” auxilia na coleta de informações valiosas para as escolas participantes

Com os resultados, as instituições de ensino podem fazer o uso de dados para observar como as famílias e os educadores avaliam a qualidade do serviço, do atendimento, da comunicação e do relacionamento que mantém com a escolas.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia 31 de maio neste site.

 

Entenda melhor a importância dos dados na gestão escolar

Ítalo Ferrara, administrador de empresas e sócio-fundador da Lince Partners, consultoria especializada em educação, explica sobre a importância do uso de dados e o que uma escola deve medir na instituição. Clique aqui para ter acesso ao artigo na íntegra.