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Com a proximidade das duas principais provas de concursos vestibulares no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a seleção para a USP pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), aumenta a ansiedade sobre o que estudar e como trabalhar a saúde mental nesta reta final.

O podcast Ciclo22 no Vestibular, publicado quinzenalmente desde julho de 2021, entrevista professores de cursinhos populares da USP para ajudar os estudantes.

A iniciativa usa questões de provas de vestibulares passados para debater marcos históricos como a Independência do Brasil, proclamada em 1822, e a Semana de Arte Moderna de 1922, evento considerado propulsor do movimento modernista no País. Também são debatidos temas contemporâneos, como a mudança climática, por exemplo.

Além desses conteúdos, há dicas que ajudam os vestibulandos a estudar, analisar perguntas na hora de respondê-las e entender formas de lidar com ansiedade frente ao dia de realização das provas. Confira os episódios:

 

#8: Dicas de como lidar com a pressão psicológica dos vestibulares

O nervosismo e a ansiedade para concluir as provas dos vestibulares são comuns entre os estudantes. Neste episódio, a psicóloga Maria da Conceição Valdo, do Serviço de Orientação Profissional (SOP) do Instituto de Psicologia (IP) da USP, em São Paulo, falou sobre a necessidade de não tratar o tema como tabu. Conversar com colegas e familiares sobre as preocupações trazidas por este momento é importante. A psicóloga também esclareceu dúvidas sobre a escolha de curso e por que isso não deve ser motivo para desespero. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#7: Os ideais do movimento modernista no Brasil

Os movimentos que influenciaram a trajetória de Anita Malfatti são debatidos neste episódio. O professor de artes Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em São Paulo, falou ao podcast sobre como visões reducionistas podem diminuir a qualidade do debate em assuntos importantes para a história do Brasil, como o movimento modernista. O episódio também traz dicas de estudo de Matheus Vigari, professor de Redação do Cursinho Popular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, em São Paulo. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#6: Questão racial no período da Independência pode cair nos vestibulares

Perpetuada na memória nacional por meio de imagens como o quadro Independência ou Morte de Pedro Américo, a Independência do Brasil está, na verdade, emaranhada em conflitos políticos, econômicos e sociais. É sobre o aspecto racial desses conflitos que fala Camila Laís, professora de História do Brasil do Cursinho Arcadas da Faculdade de Direito (FD) da USP, em São Paulo.

Neste episódio, a professora ressalta que o momento histórico derivou de um desenrolar de acontecimentos que não se resumem ao dia 7 de setembro. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:

 


#5: USP Pensa Brasil 

Neste episódio, o Ciclo22 no Vestibular falou com Alexandre Saes, professor de História Econômica e diretor da Biblioteca Brasiliana da USP, em São Paulo, para falar sobre o USP Pensa Brasil, um evento que reuniu professores e pesquisadores para refletir como a Universidade tem olhado para temas urgentes do País, como as desigualdades e a democracia, por exemplo. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#4: Mudanças climáticas e eventos extremos

Desde que o mundo passou por revoluções industriais, o planeta tem aquecido a níveis que, se não reduzidos, podem colocar em risco a espécie humana, indicam projeções de órgãos que estudam o meio ambiente. O quarto episódio do podcast debate desafios para cumprir metas climáticas que buscam reverter esse quadro. André Peron, professor de Geografia do Cursinho Popular da Poli, falou sobre o tema e indicou datas importantes relacionadas ao assunto. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#3: Algoritmos e bolhas digitais como fenômeno de 2022

O uso de inteligência artificial em aplicativos e outros serviços digitais para aprimorar a experiência de usuários por meio dos algoritmos é discutido neste episódio. A professora de Redação do Cursinho MedEnsina em São Paulo, Sarah Melo, falou sobre a importância dos temas de atualidade nas provas do vestibular e indicou filmes que podem ajudar a elucidar temas relacionados à inteligência artificial. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#2: Vestibulares podem abordam Semana de Arte Moderna de 1922

Entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, artistas e intelectuais realizaram a Semana de Arte Moderna no Theatro Municipal da cidade de São Paulo, evento que inspirou debates em torno das criações artísticas nacionais.

Os legados dessa exposição são discutidos no segundo episódio, com comentários de Adele Grostein, professora dos cursinhos populares da FEA e da Escola Politécnica (Poli) da USP, ambos em São Paulo. Adele falou sobre a importância de estabelecer relações entre forma e conteúdo nas questões que discutem textos literários sobre o Modernismo. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


#1: 1822 

No episódio de estreia, o Ciclo22 no Vestibular explorou a intenção por trás das comemorações em torno da Independência do Brasil. Afinal, por qual motivo nosso calendário nos faz recordar que houve uma separação política entre Brasil e Portugal em 1822? Quem ajudou a refletir sobre o tema foi o professor de História Wander Lima, do Cursinho FEAUSP, gerido por estudantes da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, em São Paulo. Lima também deu dicas sobre como estudar e como responder às questões sobre esse momento da história. Ouça no Spotify ou clique no player abaixo:


Sobre o Ciclo22 no Vestibular

O podcast é produzido por Gabriel Guerra e Karina Tarasiuk, estudantes de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que integram a equipe do projeto Ciclo22. 

O projeto Ciclo22 tem o objetivo de reunir as iniciativas da USP sobre o bicentenário da Independência do Brasil (1822), o centenário da Semana de Arte Moderna e o movimento modernista (1922), além de reflexões sobre o presente do País e as projeções de ideias para o futuro.

Fonte: Por 

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