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A ClassApp realiza, de agosto a novembro, uma série de workshops de marketing educacional em capitais das regiões Norte e Nordeste do país. Voltado para gestores e mantenedores de escolas particulares e profissionais das áreas pedagógica, administrativa e de marketing em educação, o workshop itinerante “Escolas Exponenciais” vai levar práticas de fidelização de pais e alunos para ajudar os colégios em sua expansão e crescimento. A primeira cidade a receber o treinamento será Recife (PE), no dia 22 de agosto.

O Workshop Escolas Exponenciais é o primeiro evento promovido pela ClassApp após o congresso ClassUP, realizado em abril, em São Paulo. Com objetivo de debater o crescimento escolar inspirado pelo mundo das startups, o evento na capital paulista teve 100% de aprovação entre os 600 participantes. Segundo Jéssica Corrêa, coordenadora de Eventos da ClassApp, depois de Recife, o workshop itinerante vai para São Luís (MA), no dia 26 de setembro, Belém (PA), dia 24 de outubro, e Manaus (AM), dia 21 de novembro.

As quatro cidades que irão receber o primeiro ciclo de workshops têm, juntas, cerca de 1.4 mil escolas particulares, segundo dados de 2017 do site Melhor Escola. Nestas localidades, são raros os eventos e espaços destinados à discussão de temas relacionados ao universo do ensino particular. Por isso, pensando em ampliar o conhecimento e a vivência dos educadores destas regiões em um dos assuntos que mais desafiam os gestores de escolas privadas, que a ClassApp teve a ideia inédita de realizar um workshop itinerante sobre crescimento e fidelização – tema de grande relevância neste período de planejamento das campanhas de rematrícula.

 

Treinamento prático

O treinamento será ministrado pelo CEO e cofundador da ClassApp, Vahid Sherafat, que atua como palestrante em eventos nas áreas de educação e empreendedorismo em todo país. Em um formato prático, o workshop inclui palestra sobre o tema proposto, interações e exercícios com o público participante e será feito em duas etapas. Antes do treinamento, as escolas participantes poderão fazer um diagnóstico individual sobre como anda a sua comunicação e seu relacionamento escola-família. Já durante o workshop, os gestores receberão informações e ideias práticas sobre temas que permeiam seu crescimento, tais como fidelização, atendimento, marketing de defensores, o que os pais esperam da escola, como aumentar a satisfação dos pais e alunos, e crescimento exponencial. 

“O Workshop ‘Escolas Exponenciais’ veio dar um novo olhar aos gestores, com propostas muito práticas de como as escolas podem crescer cada vez mais ou como eles podem manter e fidelizar seus pais e alunos, tornando-os em promotores e defensores da sua escola. Queremos dar a oportunidade para as escolas aprenderem mais e pensar fora da caixa, por isso pretendemos levar o workshop para todas a regiões do Brasil, após esta primeira experiência no Norte e Nordeste”, afirma Jéssica.

 

Foco no período de rematrículas

Especialmente no início do segundo semestre, as escolas direcionam seus esforços nas campanhas de matrícula e rematrícula. Neste momento, os gestores devem estar afiados para colocar em prática estratégias de captação e retenção de alunos e, assim, garantir sua manutenção e expansão.

Ao eleger o tema para o ciclo de workshops, a ClassApp considerou o fato de que muitas escolas acabam se descuidando de cultivar o importante vínculo criado com os pais de seus alunos na ocasião em que foram captados. E assim, todo esforço por parte da instituição para mostrar às famílias seus principais diferenciais frente à concorrência, neste momento inicial, acabam muitas vezes sendo deixados de lado depois que o aluno já está matriculado. Ciente de que as escolas buscam sempre aperfeiçoar suas práticas para manter fiéis pais e alunos, que a ClassApp acredita que esse workshop de marketing escolar será uma oportunidade para conhecer novas maneiras de alavancar o crescimento, usando práticas de encantamento de clientes que os transforme em defensores da marca daquela instituição.

“O bom relacionamento entre uma marca e seus clientes é que sustenta seu crescimento, por isso entender, prometer, conquistar e captar são as quatro etapas que toda escola precisa entender e praticar para fazer do marketing uma ferramenta de captação e fidelização de alunos”, afirma Sherafat que trará detalhes do passo a passo desse processo no treinamento.