Sala de Aula Invertida ganha cada vez mais adeptos no mundo da educação
A Aprendizagem Invertida, também conhecida como Sala de Aula Invertida (em inglês, Flipped Classroom) é uma das grandes revoluções no processo de aprendizagem. O método, que já vinha conquistando o mundo há anos, ganhou ainda mais força com o ensino a distância por causa da pandemia e vem apresentando excelentes resultados em alunos de todas as idades.
“Inicialmente o temo usado era Flipped Classroom, mas, ao evoluir e se expandir, esse movimento fez uma transição e hoje se fala em Aprendizagem Invertida. O nome Sala de Aula Invertida se tornou pequeno para traduzir o tipo de mudança que isso implica: o fim da sala de aula e o aparecimento da sala de atividade, de aprendizagem.”
Quem sabe tudo sobre o assunto e nos explica é o professor Wilson Azevedo, conselheiro da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Formado em Filosofia, Antropologia Social e Educação a Distância, Wilson é diretor da Aquifolium Educacional, empresa especializada em inovação educacional e educação online. Ele também é Embaixador para o Brasil da Flipped Learning Global Initiative, coalização de especialistas de cerca de 50 países comprometidos em fazer com que o método chegue a todos os estudantes do mundo.
Como funciona a sala de aula invertida?
O princípio da Aprendizagem Invertida é que o aluno tenha o primeiro contato com a matéria a ser estudada virtualmente, e chegue à sala de aula já tendo lido sobre o assunto. Dessa forma o tempo junto ao professor passa a ser usado para aprofundar o tema, tirar dúvidas e realizar atividades para consolidar o que foi estudado previamente.
No ensino tradicional, todo o processo de consumo de conteúdo era realizado dentro da sala de aula. O modelo deixava o aluno em uma posição muito mais passiva, uma vez que o professor tinha o papel de detentor de conhecimento – e, o estudante, o de absorver as informações apresentadas em sala de aula.
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Uma metodologia de ensino híbrido
“A Aprendizagem Invertida é uma metodologia híbrida que junta o melhor da educação a distância – com toda sua flexibilidade, com o melhor do presencial, ou seja, a possibilidade de professor e aluno estarem juntos”.
“A Aprendizagem Invertida liberta a sala de aula dos grilhões da aula pouco justificável no século XXI. Ao levar a aula para casa sob a forma de vídeo, podcast, apresentação multimídia, texto, imagens, etc., o professor deixa de ser aquela figura que está lá na frente dando aula. Ele passa a circular no ambiente, passa a estar ao lado do aluno. Isso aprofunda muito o vínculo entre eles”, explica Wilson Azevedo, que defende o uso do método para alunos de todas as idades, inclusive na educação infantil.
Sala de aula invertida na educação infantil
O embaixador conta o caso de sucesso do uso da aprendizagem invertida na educação infantil; uma professora americana que passou a gravar a “contação” de histórias em sala de aula para que alunos ouvissem as mesmas depois, em casa com os pais. “Ouvir a voz da professora dentro de casa, em uma contação de história, cria um forte vínculo casa-família-escola-aluno. Isso promove muita segurança nas crianças.”
O fato é que centenas de estudos apontam para as vantagens da Aprendizagem Invertida. Pesquisas feitas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, por exemplo, apontam um ganho de até 79% entre alunos que estudam no modelo Sala de Aula Invertida em relação aos alunos que estudam ainda no modelo de ensino tradicional. Um dos motivos, é a possibilidade de ensino muito interativo, envolvendo crianças e jovens nascidos na era digital.
Uma mudança muito mais ampla
O conceito da Sala de Aula Invertida começou a ser desenvolvido nos anos 90, por pesquisadores das universidades americanas de Harvard e Yale. Em 2000, o pesquisador J. Wesley Baker apresentou o conceito em uma conferência sobre ensino na Flórida. De lá para cá, muita coisa mudou.
“Na verdade, aconteceu uma inversão na nossa cabeça. Primeiramente, a gente levou a aula para casa e o exercício para a sala de aula. Mas isso abriu um leque de tantas possibilidades que ao final a gente se transformou em outro tipo de educador. A inversão não envolve somente a casa e a sala de aula, mas o tempo e a performance da aprendizagem.”
Wilson explica que, na educação tradicional, existe uma carga horária fixa para todos os alunos e resultados variáveis entre eles, por meio de notas. O professor diz que, com a nova metodologia, ao invés de fixar o tempo e variar a aprendizagem, o educador defende uma aprendizagem plena, de 100% do conteúdo ensinado, mas com um tempo variável de estudo.
Ou seja, cada aluno tendo um tempo diferente para absorver o mesmo conteúdo. “Estudar até aprender e não estudar até acabar o tempo. Quando se faz essa inversão, você passa a ter algo extremamente poderoso na educação e é o que está fazendo a diferença hoje, onde a Aprendizagem Invertida para o Domínio é aplicada.”
Principais vantagens da sala de aula invertida
- Incentiva a autonomia do aluno para adquirir conhecimento sozinho. Com a ajuda da tecnologia, o estudante pode decidir quanto, como e onde vai aprender, tornando-o cada vez mais protagonista.
- Professor e aluno passam a aproveitar melhor o momento em que estão juntos. Eles otimizam o momento para aprofundar o tema, maximizando a interação cara a cara.
- Aumenta o engajamento do aluno a partir do uso de diferentes tipos de material, como videoaulas, games, apresentações feitas com slides, e-books, aplicativos… O aluno fica mais motivado a estudar com o conteúdo, sendo oferecido de acordo com a sua realidade de nativo digital, com o benefício de isso ser feito sob a supervisão de um professor.
- Melhora a auto-estima, pois permite que cada aluno estude de acordo com o seu tempo, uma vez que cada pessoa tem um timing diferente em seu processo de aprendizagem. Estudando primeiro por conta própria, o estudante pode regular a quantidade de horas que vai dispor para assimilar aquele conteúdo antes da aula e se sentir mais cômodo na hora de estar com os colegas e com o professor.
- Cria laços mais fortes entre professores e alunos.
- Permite que os pais acompanhem o conteúdo ensinado a seus filhos, sem ter contato somente com exercícios, o que muitas vezes os obriga a estudar separadamente para ajudar os filhos.
- Beneficia muito os alunos que têm mais dificuldade em aprender. O professor tem a chance de ajudar o aluno no momento em que surgem as dúvidas, sem ter que esperar pela hora do teste.
- O professor fica mais realizado e consegue ver mais progresso em seus alunos do que quando expõe conteúdo para um grupo desatento.
- Gestores conseguem melhores resultados gerais para a escola, com alunos que antes eram candidatos a reprovação obtendo melhores resultados.
O desafio de acabar com a brecha digital
Diante de tantos benefícios apresentados pela Aprendizagem Invertida, surge uma grande preocupação diante da brecha digital no Brasil, provocada pela desigualdade social e diferente acesso de alunos a internet.
Wilson defende que é possível superar essa barreira de forma criativa, sem prejuízo para a aprendizagem de alunos menos favorecidos financeiramente. Um dos exemplos que ele dá é gravar dvds em vez de depender de banda larga. Outro é fazer a inversão dentro da escola, sob a forma da chamada In-class Flip, ou seja, fazendo com que alunos tenham acesso a meios digitais dentro da escola.
“O problema do abismo digital existe e precisa ser encarado. Com a pandemia o acesso à internet virou condição para se fazer educação. Não pode haver um brasileiro passando fome, um brasileiro sem acesso a internet. Direito à alimentação, direito à educação, direito a internet. Tudo isso tem que ser garantido, enquanto isso não acontecer nós não podemos descansar”, afirma Wilson.
5 dicas para implementar a Aprendizagem Invertida
- Invista no treinamento de sua equipe. “O professor precisa ser orientador e não expositor de matéria”. O Flipped Learning Global Initiative tem ótimo material de treinamento, disponível em inglês, espanhol e chinês.
- Prepare seu aluno para essa nova forma de ensino/aprendizagem, sem passividade. “O aluno precisa estar preparado para ser atuante, para assistir vídeos sem ser para fins de recreação, de entretenimento, mas como ferramenta educacional.”
- Prepare também os pais, principalmente de alunos menores. “Eles precisam saber que o jogo mudou, que existem regras novas e entender o que esse jogo envolve.” Os pais mais conservadores podem ter dificuldades de entender o método e precisam ter claras as vantagens da Aprendizagem Invertida.
- Cada professor deve desenvolver a melhor equação para seus alunos. Não existe um modelo ideal. O tutor pode inverter todas as aulas ou misturar o novo modelo com o modelo tradicional.
- Não demande que seu aluno fique muito tempo “ligado”. Diversas pesquisas indicam que os vídeos que duram até 8 minutos são ideais para manter os estudantes atentos.
- Pense em como valorizar ao máximo o momento do encontro presencial, dando muito destaque a atividades que desenvolvam a interação entre os alunos por meio de trabalhos em equipe que valorizem o espírito de colaboração.
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